Início

Cadeia produtiva do cacau lança plano estratégico setorial

Lançamento do Plano Inova Cacau 2030 é fruto da união da cadeia e foi articulado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, via Ceplac, e CocoaAction Brasil

 Ilhéus (BA), 24 de novembro de 2023 – O Ministério da Agricultura – via Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) – e CocoaAction Brasil, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF), acabam de lançar o Plano Inova Cacau 2030, um plano setorial estratégico com o objetivo de unir esforços de todos os elos da cadeia para acelerar o desenvolvimento do setor produtivo e consolidar o Brasil como origem de cacau sustentável para o mundo, com foco na conservação produtiva, garantindo as condições de vida e trabalho em toda a cadeia.

 No começo do ano, a Ceplac e o CocoaAction Brasil firmaram um acordo de cooperação técnica para dar continuidade à elaboração do plano. Fruto de uma construção coletiva, que durou mais de um ano e contou com diversos workshops unindo esferas públicas, privadas e terceiro setor, o plano está dividido em duas fases: 1) Plano Estratégico (lançamento atual) e 2) Plano Tático-Operacional, que será estruturado a partir do início de 2024. Trata-se de um plano do setor, que passará por um processo contínuo de revisão e melhoria e será implementado de maneira participativa e colaborativa pelos diversos elos da cadeia. 

 São quatro os eixos do plano: 1) Econômico-Produtivo; 2) Social; 3) Ambiental e 4) Governança. Cada um dos eixos possui objetivos e metas estratégicas norteadoras, como por exemplo: Aumentar a eficiência produtiva da cacauicultura brasileira e a renda dos produtores para superar a produção de 400 mil toneladas de cacau ao ano, em 2030. “Melhorar a eficiência das unidades produtivas visando ganhos de produtividade e qualidade das amêndoas, através do aumento da oferta de assistência técnica e acesso a crédito, são fundamentais para o desenvolvimento sustentável da cadeia. Esses são exemplos de algumas das ações prioritárias que constam no plano”, diz Lucimara Chiari, diretora da Ceplac.

 No próximo ano será estruturada a governança para a gestão do plano, assim como será desenvolvido o Plano Tático-Operacional, segunda fase do Plano Inova Cacau 2030, que busca definir as atividades para que as ações e metas estabelecidas sejam cumpridas.

 “O lançamento do plano vem em ótimo momento, quando se torna evidente o interesse e o aumento de investimentos na cadeia produtiva nacional. Alinhado com a agenda de desenvolvimento sustentável da ONU, o plano pode impulsionar o Brasil a ganhar protagonismo no fornecimento de cacau sustentável, atendendo às novas demandas de mercado, incluindo a nova legislação de devida diligência da União Europeia”, diz Pedro Ronca, diretor do CocoaAction Brasil.

 Saiba mais

O CocoaAction é uma iniciativa pré-competitiva, ampla do setor de cacau, iniciada no Brasil em 2018, que trabalha unindo os diferentes atores da cadeia cacaueira, dos setores público, privado e sociedade civil, para implementar ações que fomentam o desenvolvimento sustentável. O CocoaAction Brasil tem oito membros financiadores – Barry Callebaut, Cargill, Dengo, Harald, Mars, Mondelez, Nestlé, ofi – e dezenas de parceiros que colaboram para que a iniciativa execute suas ações & projetos. A iniciativa é coordenada pela P&A, em parceria com a Fundação Mundial do Cacau (WCF).

   

Comentários